MENINA - MULHER x PRESIDENTE FIGUEIREDO (GOLPE MILITAR)


 
Menina-Mulher X Presidente Figueiredo (Golpe Militar).
E...encerramos a semana da Mulher, fazendo um link entre nós Mulheres( essa menina), e os 50 anos do Golpe militar em 31 de Março de 1964.
O Golpe Militar de 1964, culminou com um Golpe...
de Estado, em 01/04/1964, que encerrou o governo de João Goulart, Jango, que foi eleito DEMOCRATICAMENTE, Vice-Presidente e que conduziu na mesma eleição, Jânio da Silva Quadros a Presidência da República.
Os Militares assumiram o Poder, sucedendo 5 Presidentes Militares, e durou até 1985, quando Tancredo Neves foi eleito indiretamente, o Primeiro Presidente Civil desde 1964.
Essa menina que na época da foto, em 1979, tinha 5 anos, com toda a Inocência de uma Criança, fez um gesto que muitos na época tinham vontade e por "medo" das " retaliações", não podiam fazer!
Num evento no Palácio do Governo em Minas Gerais, o Presidente se fazia presente para Prestigiar o lançamento de uma montadora, dos Primeiros Carros a Álcool no Brasil.
Ela, Rachel Clemens, filha de um dos sócios da montadora, estava com a família, e quando o Presidente Figueiredo, quis demonstrar simpatia e empatia para seu Marketing, recebeu como resposta os Braços Cruzados de uma Criança.
Esse gesto simbólico, foi um momento que se tornou emblemático da luta pela Redemocratização do Brasil!!!
Ainda havia motivos e ESPERANÇA e encheu de Coragem aqueles TANTOS que sempre Sonharam com esse Brasil que temos HOJE.
E, que muitos JOVENS, desconhecem ou conhecem pouco essa História recente, que custou muitas Vidas, tantas Famílias que perderam seus Pais, Mães, Irmãos, Tios para esse regime DITATORIAL, que subtraía quem Expressava seus pensamentos, quem queria exercer seu Livre Arbítrio.
Os que pensavam CONTRARIOS ao sistema, os que NÃO ACEITAVAM Perseguições, Injustiças, eram simplesmente tachados de "Comunistas", e ou eram "banidos"( exilados) da Sociedade ou quando "capturados", eram torturados, massacrados ou mortos pelo "sistema".
Devemos a essa Pequena Menina-Mulher toda a deferência por sua atitude, que não tinha a dimensão do quão Destrutivo era essa Ditadura, nem o quanto seu gesto foi Importante para o que somos Hoje.
Ela em 2011, aos 37 anos.
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE PESAR

NOTA OFICIAL